Nosso Blog

Mais de 8 mil pessoas no trem Curitiba – Morretes nesse feriado. Quem fez a viagem curtiu, quem recebeu os turistas também.
Mais de 8 mil pessoas no trem Curitiba – Morretes nesse feriado. Quem fez a viagem curtiu, quem recebeu os turistas também.

A Serra Verde Express alcançou um dos melhores números de passageiros num feriado na história. E isso não é bom apenas para nós. Afinal, essas 8.500 pessoas causaram um impacto muito positivo nas comunidades onde atuamos. Restaurantes, bares, sorveterias, lojas de brindes, vendedores ambulantes, artesãos, motoristas de táxi e vans, entre outros segmentos, todos acabaram sendo beneficiados pelo resultado superlativo. 

Passageiros, assim como todo viajante e turista, são consumidores dos serviços e produtos locais por onde passam. Em algumas cidades, como Morretes e Antonina, por exemplo, são os turistas que movimentam a economia local, impactando diretamente e de maneira muito sensível as praças onde atuamos. 

De acordo com a Embratur, somente nos quatro primeiros meses de 2023, o Brasil recebeu 75% dos visitantes internacionais de todo o ano de 2022. Isso refletiu na maior receita dos últimos quatro anos gerada pelo turismo, totalizando R$ 10,8 bilhões, conforme os dados do Banco Central. O Relatório Anual de Impacto Econômico do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC) deste mês de junho, estima que em 2023 a contribuição do turismo para o PIB do Brasil superará em 5% os níveis pré-pandemia (2019). Calcula-se US$ 145,7 bilhões na economia nacional e quase 8 milhões de empregos gerados. 

Estamos crescendo muito e acompanhando o setor. Isso é bom para nós, para os brasileiros e para o desenvolvimento do país.