FAQ

 

Como faço para comprar meu ingresso? 

Você pode adquirir seus bilhetes e pacotes através do nosso site ou WhatsApp (41) 98433-0546. Também é possível comprar pessoalmente na Estação Rodoferroviária de Curitiba, chegando até as 7h30 do dia escolhido para o passeio (neste caso, você estará sujeito a disponibilidade de bilhetes) e na Estação de Morretes. 

 

Em quais dias posso fazer o passeio de trem?  

Durante a alta temporada (janeiro, fevereiro, segunda quinzena de julho, novembro e dezembro), o Trem da Serra do Mar Paranaense funciona diariamente. Nos outros meses, as saídas acontecem às sextas-feiras, sábados, domingos e feriados. Para mais detalhes, consulte o calendário de saídas. 

 

Quais são os endereços e horários de embarque?  

PARA EMBARQUES ÀS 8H30 - ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE CURITIBA: AV. PRESIDENTE AFFONSO CAMARGO, 330 (FUNDOS DA RODOVIÁRIA - BLOCO 3) – JARDIM BOTÂNICO, CURITIBA-PR.  

PARA EMBARQUES ÀS 15H - ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE MORRETES: RUA PADRE SAVINIANO, 768 – CENTRO, MORRETES-PR. 

  

Quais as datas de saída dos Trens de Luxo - Litorinas? 

Os Trens de Luxo, ou Litorinas, como também são conhecidas, têm saídas conforme calendário. Dependendo da data, seu horário de partida pode variar entre 8h30 e 9h30. Para mais detalhes, consulte o calendário de saídas. 

   

Com quanto tempo de antecedência devo chegar na estação? 

A recomendação é de que os passageiros cheguem na estação de embarque com 1h de antecedência do horário de partida do trem.  

 

Quanto tempo dura o passeio de trem? 

A viagem dura aproximadamente 4h30. 

  

Todos os passeios da Serra Verde são de trem? 

Nossos principais pacotes são com passeios de trem, mas também temos muitas opções para destinos turísticos próximos a Curitiba com transporte rodoviário. Por meio de van, micro-ônibus ou ônibus você pode ir até a Ilha do Mel, Morretes, Parque Vila Velha, Witmarsum, entre outros destinos e passeios.    

O Serra Adventure, por exemplo, é uma aventura em veículo 4x4 dentro da Serra do Mar. Confira outras opções de passeios aqui no final da página.  

 

Quais as opções de passeios de trem até Morretes? 

Existem diversas opções e pacotes de trem de Curitiba para Morretes. Desde a viagem tradicional, só de ida, até pacotes completos: com almoço e city tour por Morretes e Antonina, visita ao Parque Temático Hisgeopar, trilhas em veículo 4×4, caminhadas dentro da Serra do Mar e outras opções. Também é possível fazer os pacotes com o caminho inverso, de trem de Morretes para Curitiba. 

 

Como faço para me locomover pela cidade de Morretes? 

Os principais atrativos de Morretes estão concentrados no centro da cidade, fazendo com que o deslocamento a pé seja a melhor opção. Serviços de transporte e tours privativos também estão disponíveis, mediante solicitação. 

  

O trem também vai até Paranaguá ou Antonina? 

O trem não vai até Paranaguá e Antonina. A parada final é Morretes, onde terminam os atrativos da Serra do Mar. 

  

O trem faz paradas durante o trajeto? 

O trem faz uma parada no Pico do Marumbi, ponto de embarque e desembarque de visitantes do parque (não é permitido o desembarque de passageiros que têm Morretes como destino final).  

Durante o trajeto ainda podem acontecer paradas breves para a passagem dos trens de carga, que dividem os trilhos com a Serra Verde Express. 

Além disso, um dos nossos pacotes, exclusivo para as Litorinas de Luxo, inclui uma parada no Mirante do Cadeado. 

 

Posso comprar a passagem no dia do passeio? 

Sim, mas sugerimos compra com antecedência mínima de 7 dias, principalmente em alta temporada (janeiro, fevereiro, julho, novembro e dezembro) e períodos de feriados. Para compras no dia do passeio, o passageiro precisa estar na estação até as 7h30 e está sujeito a disponibilidade de bilhetes. 

  

Como faço para comprar se não sou de Curitiba? 

A compra pode ser realizada pelo site, WhatsApp (41) 3888-3472 ou via e-mail contato@serraverdeexpress.com.br 

  

Qual a diferença entre as categorias do trem? 

Categoria Econômica: conta com cadeiras de plástico e banheiro. Por não possuir serviço de bordo ou guia, é mais utilizada como meio de transporte para quem vai até o Pico do Marumbi. 

Categoria Turística: Possui serviço de bordo com 1 água ou 1 refrigerante e 1 kit lanche incluso. Conta com guia de turismo, poltronas almofadadas e banheiro.  

Categoria Boutique: Possui serviço de bordo com lanche, guia de turismo bilíngue e as bebidas são à vontade (água, suco, refrigerante e cerveja). A decoração varia com a escolha do vagão desejado. São 6 opções de vagões. Confira os detalhes de cada um deles no site. 

Categoria Luxo: A Litorina é o primeiro Trem de Luxo do Brasil e o único do mundo com sistema automotriz. Ao todo são três carros (Curitiba, Copacabana e Foz do Iguaçu), todos com ar-refrigerado, decoração exclusiva, guia bilíngue e dois banheiros. O serviço é diferenciado: os passageiros são recebidos com um welcome drink e podem desfrutar de um saboroso café da manhã ou café da tarde, além de bebidas - água, café, chá, suco, refrigerante e cerveja. 

   

Posso levar bagagem? 

Pode sim, é só informar a equipe na hora de embarcar. 

  

Como retiro meus bilhetes? 

Os bilhetes comprados presencialmente são retirados na própria agência da Serra Verde Express (mesmo endereço da Estação Ferroviária) no momento da compra. No caso das compras online, é só apresentar o QR Code na hora de embarcar (o QR Code fica disponível no voucher que chega por e-mail logo após a compra). 

  

Como faço para viajar com crianças? 

De acordo com a lei, crianças e adolescentes de até 16 anos precisam estar acompanhadas dos pais (ou do responsável expressamente autorizado) para viajar.  

Além disso, é MUITO IMPORTANTE não esquecer a documentação: é obrigatório apresentar o documento de menores de 16 anos (original ou cópia autenticada).  

São aceitos: carteira de identidade, passaporte, certidão de nascimento (no caso de crianças até 12 anos) ou outro documento de identificação com fotografia e fé pública em todo o território nacional. 

FIQUE ATENTO: NÃO SERÁ PERMITIDO O EMBARQUE DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES SEM DOCUMENTAÇÃO LEGAL. 

  

É possível fazer a substituição de um passageiro? 

Sim, a solicitação pode ser feita pessoalmente, por WhatsApp (41) 3888-3472 ou via e-mail contato@serraverdeexpress.com.br. 

  

Como é a política de cancelamento e alteração de passagens? 

Para compras online, o cancelamento pode ser realizado em até 7 dias, sem a cobrança de taxas. Depois desse período, será cobrada uma taxa de 20% do valor da compra.  

Para as compras presenciais, cancelamentos, reembolsos, remarcações e/ou alteração de data são permitidos, desde que solicitados com mais de 72 horas úteis antes do embarque, com cobrança de 20% do valor referente a custos operacionais.  

A apresentação do bilhete ou voucher de compra é obrigatória para fins de cancelamento. 

Se o passageiro não estiver presente para embarcar no horário correto (“No Show”), ele não terá direito a reembolso ou a remarcação de qualquer produto adquirido. 

   

Posso comprar bilhetes para um grupo? 

Sim, é só entrar em contato com a agência da Serra Verde Express pelo telefone (41) 3888-3488, WhatsApp (41) 3888-3472 ou pelo e-mail contato@serraverdeexpress.com.br. 

  

Moradores de Curitiba têm desconto no passeio? 

Os moradores de Curitiba têm 15% de desconto nos bilhetes e pacotes das categorias Turística, Boutique e Litorinas de Luxo (conforme disponibilidade).  

Para usufruir do desconto, é necessário apresentar um comprovante de endereço. 

  

Quais são as outras modalidades de desconto? 

Acesse a página Política de Descontos em nosso site e confira todas as modalidades disponíveis. Lembrando que não trabalhamos com descontos cumulativos.  

  

O trem possui acessibilidade? 

Sim, além de um vagão adaptado para pessoas com necessidades especiais (Vagão Carmen Silva – Categoria Boutique), existem espaços acessíveis em outras categorias e vagões. Caso possua necessidades especiais, o passageiro precisa informar um de nossos agentes no momento da compra da passagem.  

 

Posso levar meu bichinho de estimação no trem? 

Sim, temos um vagão pet friendly (Vagão Bove – Categoria Boutique). Para fazer o passeio é obrigatório apresentar a carteira de vacinação do animal comprovando a imunização antirrábica há mais de 30 dias. Também é necessário trazer a autorização de um veterinário para a realização do passeio (a mesma deve ter sido emitida há menos de 15 dias da data de embarque). O tutor deve assinar os termos de responsabilidade de transporte de animais e realizar o pagamento de taxa no valor de R$ 30 por animal. Cada dono é responsável por trazer água, ração, potinhos e tapetes higiênicos. De acordo com a Lei nº 11.531/03, o uso de guias, coleiras e focinheiras é mandatório para raças como Mastim Napolitano, Pit Bull, Rottweiller, American Staffordshire Terrier e todas as derivadas destas.   

  

Caso você não tenha optado pelo vagão Pet Friendly, o transporte do pet ocorrerá no vagão bagageiro e ele deverá estar acomodado em caixa apropriada, de material rígido, adequado ao tamanho dele para o deslocamento. Não será permitido o trânsito entre vagões para contato com o animal. Se o seu pacote incluir o traslado de van, o animal deverá ser acomodado em caixa apropriada para o deslocamento no veículo. 

  

Posso levar minha moto ou bicicleta no trem? 

É possível transportar a sua moto ou bicicleta em nossos trens, com o custo de R$ 49 para motos (necessário trazer 4 tirantes) e de R$ 30 para bicicletas. Nesse caso, o horário de embarque é até 6h30 (depois desse horário não será mais permitido o embarque de motocicletas).  

  

Para outras dúvidas, sugestões ou reclamações, favor enviar um e-mail para contato@serraverdeexpress.com.br