Em 1997 nascia a Serra Verde Express. Ela surgiu a partir de uma necessidade turística observada pelo grupo paranaense Higi Serv, considerado um dos gigantes do Sul do País no segmento de limpeza e conservação. A ideia, ao criar a Serra Verde Express, foi constituir um empreendimento para administrar o transporte de passageiros na centenária ferrovia que liga Curitiba a Paranaguá, no Paraná. Até então, o serviço era gerido pelo Governo Federal por meio da Rede Ferroviária Federal S.A. (RFFSA).

Após conquistar a concessão para operar o trem de turismo, em pouco mais de 8 anos, conseguimos trazer mais vida para os trilhos da Serra do Mar. O roteiro que liga Curitiba ao litoral do estado, se tornou o segundo principal atrativo turístico do Paraná, atrás apenas da cidade de Foz do Iguaçu. A presença dos turistas a bordo do trem, conhecendo de perto as belezas da Mata Atlântica, fez com que mais conquistas surgissem nessa história.

No início de 2007, a empresa conseguiu a renovação da concessão por mais 10 anos junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Poder continuar um trabalho sério e comprometido com o turismo foi uma alegria imensa para os empresários Adonai Aires de Arruda, diretor presidente da Serra Verde Express e para seu filho Adonai Aires de Arruda Filho, diretor da empresa. Ambos ressaltam a importância da dedicação e investimento, para alcançar esse tão importante objetivo. 

O know-how adquirido com a operação dos trens no sistema Paranaguá – Curitiba incitaram a Serra Verde Express a abraçar nova empreitada no setor ferroviário: o lançamento do primeiro trem de luxo do país, o Great Brazil Express, em 2008. Para garantir o sucesso deste projeto, os empresários foram à Bélgica, na Europa, para firmar parceria com a Transnico International, uma das mais renomadas agências de turismo internacional especializada em passeios ferroviários e viagens de incentivo. Hoje, o Trem de Luxo tem em sua composição três vagões temáticos: Copacabana, Foz do Iguaçu e o Curitiba.

As Litorinas de luxo se transformaram em um dos grandes atrativos da composição e seguem até como as estrelas dos trilhos, claro, acompanhadas de outros vagões com decorações personalizadas e serviços de bordo exclusivos. 

Os vagões da categoria Boutique têm uma série de diferenciais. O “Bove”, em homenagem ao veterinário Sílvio Bove, primeiro médico a fazer um transplante em um animal de estimação, é pet friendly, com espaço para cães e gatos, além de uma linda varanda. O vagão “Guardiões do Marumbi” também possui varanda e homenageia importantes montanhistas da história paranaense. O vagão “Barão do Serro Azul” tem como homenageado o histórico político e empresário do Paraná e possui varanda panorâmica durante o trajeto Curitiba – Morretes. O vagão Imperial tem decoração que remete aos anos 30, com mesas, cadeiras e luminárias de época. E o Camarote, como o nome já revela, possui cabines exclusivas garantindo um passeio mais personalizado para o passageiro.

Desafio lançado, a expansão dos negócios de trens turísticos continuou. Entre maio de 2009 e fevereiro de 2015 foi operado o Trem do Pantanal, no Mato Grosso do Sul. A expertise e a seriedade da Serra Verde Express colocaram-na novamente diante de outro projeto audacioso: a operação do Trem das Montanhas Capixabas com a missão de fomentar o turismo da Rota do Sol e da Montanha, no estado do Espírito Santo. O Trem das Montanhas Capixabas, cujo nome foi escolhido por meio de votação popular, começou, então, a operação que foi de 2010 a 2015.

A experiência adquirida através dessas iniciativas, permitiu que fossem criados novos caminhos e ideias. Assim, em 2020, mais um projeto ganhou vida: o Trem Republicano. A viagem entre Itu e Salto pela ferrovia Ytuana conta mais sobre a Convenção de Itu, marco zero para a Proclamação da República. Além disso, o trajeto entre as duas cidades do interior paulista, fomenta a curiosidade pelo turismo da região. Assim como no Paraná, os vagões contam com serviço de bordo, decoração temática e espaço pet-friendly. 

Missão

Proporcionar ao turista momentos de absoluto encantamento, transferindo valores de respeito ao meio ambiente e ao patrimônio histórico.

Visão

Ser referência no Brasil em operações turísticas.

Valores

  1. Trabalhamos com disposição, honestidade e alegria, focando sempre no melhor;
  2. Valorização e respeito das pessoas, privilegiando a meritocracia em todos os níveis;
  3. O bom relacionamento é o alicerce entre a empresa e o cliente;
  4. A comunicação clara e transparente é primordial para nosso crescimento e desenvolvimento;
  5. Com espírito de equipe, construirmos a solidez necessária para um sucesso cada vez maior;
  6. Integridade no cumprimento de normas e procedimentos da empresa;
  7. Elevado nível de comprometimento com o resultado da empresa;
  8. Funcionamos como uma organização que tem como base a confiança nas pessoas;
  9. A tecnologia é nossa aliada em todos os processos de trabalho, agilizando e automatizando o atendimento ao cliente, sem esquecer da personalização;
  10. A busca pela sustentabilidade é constante, por meio de programas de respeito ao meio ambiente da comunidade onde atuamos e às culturas nativas dos destinos que oferecemos.

E assim, nossa história segue sendo traçada pelos trilhos, sempre acompanhada com a sua presença.

Viaje com a Serra Verde Express!

Sustentabilidade

Exploramos com os olhos e preservamos com atitudes! Nossos passeios são realizados em importantes reservas naturais e a nossa missão é preservar estes locais.

 

Como amantes da Fauna e da Flora, realizamos diversas ações sustentáveis que já fizeram a empresa neutralizar mais de 790 kg de CO2, por meio das seguintes ações.

Plastic Free

Por meio da campanha “Menos Plástico, Mais Natureza”, conscientizamos nossos clientes, colaboradores e fornecedores sobre a necessidade de se reduzir o uso de embalagens e utensílios de plástico e, quando usá-los, descartar corretamente, evitando a contaminação do meio ambiente. Entre as ações já realizadas pela campanha destacamos as seguintes.

● Eliminação de copos plásticos da sede da empresa e distribuição de copos retornáveis para todos os colaboradores diretos e indiretos.

● Eliminação de canudos de plástico e copos de acrílico do serviço de bordo.

● Adição de canudos de inox, ecobags e copos retornáveis como utensílios utilizados.

● Eliminação de embalagens plásticas que envolviam os kits de souvenirs da Loja do Trem.

● Prioridade na contratação de fornecedores que utilizam guardanapos e mexedores de café feitos de materiais sustentáveis e biodegradáveis.

Espécies Nativas

Distribuímos sementes de Palmito para nossos passageiros semearem a Serra do Mar com o objetivo de resgatar as espécies nativas da Mata Atlântica.

Aterro Zero

Nada é jogado fora. O material reciclável que não é reaproveitado dentro da nossa empresa é destinado ao Programa EcoCidadão, da Associação de Recicladores de Morretes, que dá a correta destinação aos resíduos e gera renda aos seus associados.

Rios Limpos

Duas EcoBarreiras foram instaladas no Rio Belém e no Rio Ivo, que cortam a propriedade da Serra Verde Express em Curitiba. Os dispositivos retêm resíduos sólidos que são jogados indevidamente nos dois rios da capital, permitindo que todo o lixo acumulado seja retirado, triado e encaminhado para o programa de reciclagem EcoCidadão ou para algum outro descarte adequado.

Aproveitamento da Chuva

Cerca de 40% da água que utilizamos na sede da nossa empresa para serviços de limpeza, são provenientes das chuvas. Um moderno sistema de captação de águas pluviais garante o reaproveitamento e a redução no consumo desse importante recurso natural que é a água.